Em 2021, municípios receberam 24,44% a mais em FPM que em 2020; saiba mais
O primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) levará às contas municipais um total de R$ 5.242.961.643,13. O valor já considera o desconto da retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e cai nas contas nesta sexta-feira, 10 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza os valores que cada prefeitura receberá de acordo com o Estado e o coeficiente.
Na comparação com o mesmo repasse de 2020, este decêndio terá crescimento de 12,05%, considerando o efeito da inflação no período. O primeiro decêndio do mês é fundamental para o desempenho dos demais repasses, isso porque ele é a base de cálculo dos demais.
Durante 2021 todos os meses apresentaram, até agora, aumento em relação a 2020. No acumulado deste ano, o crescimento soma 24,44% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
1% de dezembro
Na quinta-feira, 9, os Entes locais receberão, até as 18 horas, o repasse do adicional de 1% do FPM de dezembro. A CNM também já divulgou os valores do recursos, que distribuirá mais de R$ 5,7 bilhões. O montante, fruto de conquista da entidade, é fundamental para auxiliar os Municípios no encerramento das contas, como no pagamento do 13º dos funcionários.
Da redação com CNM