Câmara discute 4ª dose para idosos e profissionais de saúde
O Ministério da Saúde iniciará uma discussão sobre a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para idosos e profissionais de saúde. A discussão ocorrerá na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização Covid-19 (Ctai), criada para avaliar medidas de combate à pandemia.
Atualmente, a quarta dose é recomendada apenas para pessoas imunossuprimidas no país e sua ampliação começa a ser considerada após aumento dos casos da Covid-19 a partir da variante Ômicron. Alemanha e Estados unidos também discutem a aplicação da quarta dose.
Chile e Israel já adotaram a quarta dose da vacina, após estudos apontarem que os vacinados com quatro doses alcançaram de três a cinco vezes mais proteção contra doença grave provocada pela Covid em comparação com quem recebeu três doses.
Em Israel, inicialmente o reforço foi adotado para maiores de 60 anos e outros grupos de risco. Um painel consultivo do Ministério da Saúde israelense recomendou, nessa terça-feira (25), incluir todos os adultos, cinco meses após a terceira dose.
Da redação com MaisPB