Procissão de Nossa Senhora da Luz reúne multidão de fieis em Guarabira
O dia 02 de Fevereiro é marcado pela festa da padroeira da Diocese de Guarabira, Nossa Senhora da Luz. Inclusive, no dia da padroeira é feriado municipal. Para os católicos, é dia de preceito, dia santo.
Em 2021, devido a pandemia da Covid-19, a tradicionalíssima procissão de Nossa Senhora da Luz não foi realizada, sendo substituída por uma grande carreata que percorreu diversas ruas da cidade. Em 2022, abriu-se a possibilidade da realização dessa que é uma das mais fortes expressões de fé do povo católico em toda região de Guarabira.
Observando as normas e em consonância com o que mandam as autoridades, a procissão foi realizada e como se esperava, reuniu uma grandiosa multidão vinda de todas as partes do território diocesano. E dentre as milhares de pessoas que participaram, raríssimos foram os casos de pessoas que não usavam máscara, fosse por um motivo ou por outro.
A procissão percorreu o trajeto já conhecido e percorrido todos os anos. Na passagem da imagem da padroeira, era possível ver diversas manifestações de devotos nas sacadas das casas enfeitadas com balões e outros ornamentos com imagens de santos. Em todo cortejo, muita fé, amor e devoção pela padroeira de todos os guarabirenses.
Entre os fieis, autoridades políticas da cidade e região. Padres, diáconos, religiosos e religiosas, representantes de grupos, comunidades, pastorais e movimentos demonstrando a sua fé e satisfação em mais um ano, participar desse belíssimo ato da Igreja Católica do brejo paraibano.
O bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena, acompanhou todo o trajeto ao lado do pároco e cura da Catedral da Luz, o Padre Kléber Rodrigues. É importante destacar que neste ano, todo o dinheiro arrecadado nas noites de novena, será revertido para a restauração do relógio da torre da catedral, importante símbolo e cartão postal de Guarabira. Essa restauração custará cerca de R$ 65 mil reais e será executada por uma empresa chamada BEATEK, a maior do ramo em todo o país.
Após a procissão, foi celebrada a Santa Missa que foi presidida por Dom Aldemiro. E mais uma vez, o largo da Catedral que leva o nome do seu primeiro bispo, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, ficou lotado do início ao fim.
O povo de Guarabira e de toda região deram uma demonstração não só de fé, mas, sobretudo, de respeito, amor e defesa da vida com o uso irrestrito da máscara. Viva Nossa Senhora da Luz!
Fotos: Pascom da Catedral da Luz
Por Fábio Ferreira