Esportes

Fifa confirma Mundial de Clubes no formato com sete times ao menos até 2023

A Fifa voltou a incluir em seu orçamento o Mundial de Clubes no formato atual, com sete participantes. O torneio reaparece no documento de 2023 depois de ter desaparecido no de 2022, o que colocou em xeque a sequência da competição realizada ininterruptamente desde 2005.

Para 2023, a Fifa estima gastos de até US$ 20 milhões (R$ 100 milhões) com a organização do Mundial com sete concorrentes, o campeão de cada continente e um representante do país-sede — o valor está em documento aprovado nesta quinta-feira (24) pelo Conselho da entidade. Isso garante ao menos mais duas edições nesse modelo, as de 2022 e de 2023.

Como o calendário em 2022 é apertado porque a Copa do Mundo do Qatar será no fim do ano, entre novembro e dezembro, data que em tempo normais (sem pandemia, por exemplo) o torneio de clubes é realizado, é provável que a edição de 2022, com o campeão da Libertadores-2022, seja realizada em fevereiro de 2023, como ocorreu com o Mundiais de 2020 e 2021, adiados para o início do ano seguinte por causa da covid-19. Já a edição 2023 poderia ser em dezembro do ano que vem, o que faria com que tivéssemos dois Mundiais em um mesmo ano.

Para 2024 a Fifa poderia tirar do papel o Super Mundial de Clubes, com 24 participantes, com até oito europeus e seis sul-americanos. A pandemia frustrou a direção da federação internacional ao impedir a realização do Mundial remodelado que ocorreria entre junho e julho de 2021, na China. Com torneios de seleções, como a Eurocopa e a Copa América, adiados de 2020 justamente para o meio do ano passado ficou inviável estrear o novo Mundial, que ocuparia no calendário o espaço da deficitária Copa das Confederações.

A realização deste Super Mundial quadrienal depende agora de como será feita a mudança no calendário do futebol masculino, a partir de 2025. Apesar da discordância de grupos de jogadores, clubes, ligas e confederações importantes como Europa e América do Sul, a Fifa não desistiu da ideia de que a Copa do Mundo de seleções se torne bienal, a cada dois anos, e não de quatro em quatro como atualmente.

Se essa ideia sair do papel, adeus Super Mundial, que não teria espaço no calendário — ele inclusive é ignorado no relatório feito pela Fifa sobre o assunto. Esse cenário faria com que o Mundial no formato atual, com sete concorrentes, fosse mais viável e pudesse ser mantido anualmente. Se a Copa a cada dois anos não vingar, aí o Super Mundial voltaria forte à pauta e poderia sim começar a ser realizado a partir de 2024 ou 2025.

A Fifa passou a organizar o Mundial de Clubes sem interrupção e no formato com sete concorrentes em 2005, no Japão. Em 2000, no Brasil, organizou seu primeiro campeonato de clubes com oito participantes, em parceria com a empresa de marketing esportivo ISL, mas a falência do patrocinador encerrou o formato, que teria sequência em 2001 na Espanha.

São Paulo, em 2005, Inter, em 2006, e Corinthians, em 2000 e 2012, foram os únicos não europeus a ganharem o Mundial organizado diretamente pela Fifa. Na edição de 2021, disputada em fevereiro de 2022 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Palmeiras perdeu a final para o Chelsea por 2 a 1.

 

Fonte: Uol

Compartilhe este conteúdo!

One thought on “Fifa confirma Mundial de Clubes no formato com sete times ao menos até 2023

  • Lenore

    Hello, did you know that there are 241,120 internet directories in the world.

    These websites are what drive traffic to YOUR business.

    Want more traffic? Want more Sales? We can help – today.

    Your website paginapb.com is listed in only 42 of these directories.

    Get more traffic for your Global audience.

    Our automated system adds your website to all of the directories.

    You can find it here: getlisted.directory/paginapb.com

    Act today, and we will expedite your listings and waive the processing charge!

    We have a special going on. Use “FRIENDS” on checkout for a 50% discount valid today.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *