Estudantes reclamam de superlotação em transporte universitário fornecido pela Prefeitura de Araçagi
Estudantes universitários de Araçagi que utilizam o transporte fornecido pela Prefeitura procuraram à nossa redação para denunciar a desorganização e a superlotação no ônibus que leva os alunos para as faculdades da cidade de João Pessoa. ⠀
Segundo o relato de vários estudantes, a gestão municipal atualmente está disponibilizando apenas um micro-ônibus para transportar os alunos até a capital do Estado, desta forma obrigando diversos universitários a viajarem em pé e o motorista a cometer infração de trânsito, já que segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no referido modelo de veículo só é permitido transportar passageiros sentados.
“Sorte da Prefeitura que a Polícia Rodoviária Federal ainda não parou esse micro-ônibus em nenhuma blitz, porque todos sabemos que esta situação é totalmente irregular”, disse um aluno que não quis se identificar.
Além de conviver com o desconforto da superlotação, os universitários ainda são obrigados a vivenciar vários episódios em que o transporte quebra no meio do trajeto por falhas mecânicas, assim obrigando-os a pegar carona em veículos de outras cidades na tentativa de se chegar ao destino.
Transporte universitário para a cidade de Mamanguape
Outro grave problema é enfrentado pelos alunos que estudam no Campus IV da UFPB, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto. No início das aulas este ano o ônibus disponibilizado pela Prefeitura de Araçagi quebrava constantemente, vários casos relatados pelos alunos de falhas mecânicas.
Na tentativa de “resolver” o problema, a gestão municipal encontrou um paliativo para essa situação fazendo um acordo com a Prefeitura de Guarabira, pedindo então que os alunos araçagienses fossem de carona no ônibus da cidade vizinha. Desta forma cordial os alunos de Araçagi estão sendo transportados diariamente pelo veículo de Guarabira e sem enfrentar mais situações constrangedoras, já que segundo relato dos próprios alunos, a administração da cidade vizinha tem mais zelo pela frota municipal.
Versão da Prefeitura
Sobre o problema do transporte universitário até João Pessoa, alguns membros da gestão e até motoristas afirmaram que a superlotação aconteceu por conta que o ônibus “amarelinho” que é maior e é o mais novo da frota municipal está com uma pendência de documentos junto a PRF e não pode realizar o transporte até João Pessoa.
Mesmo com quase 1 ano e 5 meses de mandato, a gestão da prefeita Josilda Macena (PSDB) ainda não conseguiu solucionar o referido problema com o veículo, mostrando assim falta de competência da secretaria de transportes.
Transporte universitário é lei em Araçagi
Em dezembro de 2017 o ex-prefeito Murílio Nunes (Cidadania) aprovou e sancionou a lei que assegura o transporte dos estudantes universitários e/ou cursistas de Araçagi que se deslocam até as cidades de João Pessoa, Rio Tinto e Guarabira.
Confira a lei na íntegra clicando aqui!
Da Redação – PáginaPB