Araçagi

Por Álef Mendes: Araçagi é produtora de culturas

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Diversidade Cultural - Blog FacensNo inicio era somente um rio rodeado de araças. Os tempos eram outros. Ainda não existia a cidade era apenas um local indígena. Passando os anos esse local se tornou uma passagem estratégica; a religião foi se localizando, como muito aconchegante, andantes tangerinos e tropeiros, acomodavam-se neste lindo lugar.

Era um lugar de magia onde o crepúsculo prenunciava o raiar do sol. As luzes dos candeeiros apagavam e as poucas famílias iam dormir quase quando as galinhas subiam aos poleiros, quando nem imaginavam acordavam ao cantar do galo para viverem os seus cotidianos simples e bons de zona rural.

E o tempo? Como ele não para, a cada dia passava e prenunciava as riquezas culturais desse distrito, como se tivesse prescrito. Nos idos dos séculos vindouros veio o XX, já havia no lugar dos araças, um nome, uma cidadela, igrejas, famílias reunidas, ruas… Seu nome era aquele que demarcou o local no principio, mas de outra forma, sim se deu o nome de Araçagi, o mesmo nome dado ao rio.

Mais que um rio como no principio, tornou-se um lugar onde a cultura imperava, a lapinha, o carnaval com o conhecido Luiz da burrinha, o evento denominado de São João com as comidas típicas, quadrilhas e cirandas; a feira que produzia/produz culturas havia se iniciado na rua em chão de barro, na região central da cidade, perto do correio e da igreja.

Na verdade se tornou um local de produção cultural, sim, a cidade de Araçagi. No tempo recente esta cidade como um maquinário produtor de agentes culturais, evidenciou poetas, contistas, romancistas, cordelistas, violeiros, cantores e talentos diversos.

Nesse sentido, Araçagi é poética, seu nome é poesia, é cultural, mais que um rio, mais que uma cidade e de que a força da sua agricultura. Araçagi é a cidade mãe de grandes artistas do passado, do presente e das joias futuras, sim, Araçagi é uma cidade produtora de culturas.

*Este texto reflete, inteiramente, a opinião do autor. 

 

Este texto poético foi apresentado na Primeira Feira Cultural de Araçagi em maio de 2022. Veja fotos da apresentação no último sábado (28), neste evento ocorrido na região central de Araçagi. 

(Fonte: Arquivo pessoal do autor)

(Fonte: Arquivo pessoal do autor)

 

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *