AraçagiDestaque 02

Câmara de Araçagi muda de novo o horário das sessões; entenda

A câmara de vereadores de Araçagi mudou mais uma vez o regime interno da casa no que diz respeito ao horário das sessões ordinárias. Os vereadores se reuniram pela segunda vez nesse segundo semestre nesta quinta-feira (10).

De acordo com Projeto de Resolução nº 003/2022 de 10 de Novembro de 2022, fica alterado o artigo 130 do regime interno da Casa João Pessoa de Brito: “Art. 130 – As sessões ordinárias serão semanais, devendo ocorrer na quinta-feira de cada semana, com duração de até 04 (quatro) horas, das 18h00min às 22h00min.” (Projeto de Resolução 003.2022)

Conforme justificativa descrita na resolução, a mesa diretora da casa atendeu um apelo do vereador Jandilson (Cidadania), o qual apresentou incompatibilidade com o horário que foi discutido na casa, passando as sessões das terças e quintas no período da noite, com duração de 02 horas cada, para apenas uma sessão semanal, sendo nas quintas das 08h ao meio dia. O vereador é policial civil e neste horário estaria no exercício da sua função.

Ainda de acordo com o parlamentar, quando eleito em 2020, era ciente de que as sessões seriam no período noturno, e se de fato a mudança ocorresse, ele teria de se afastar do cargo parlamentar.

Em meio a discussão, o vereador Marinaldo (Cidadania) fez uso da palavra e se colocou favorável a nova mudança, porém, indicou que na resolução já deveria constar para a próxima legislatura a efetiva mudança para o horário da manhã. O parlamentar ainda destacou que a decisão da mudança para o horário da manhã, discutida em sessão no mês de Agosto do corrente ano pela casa, foi um atropelo da assessoria jurídica da casa que na oportunidade estava ausente e assim, não orientou a casa a agir de forma correta.

Ainda de acordo com a fala do vereador, a casa legislativa pode virar motivo de chacota devido as constantes mudanças.

A mudança para o horário da manhã foi proposta por vereadores que residem na zona rural do município, como por exemplo, o próprio Marinaldo e o vereador Beto Mariano (PSDB). Os mesmos residem na região sul, a quilômetros de distância da sede da câmara, e apresentaram essa justificativa para que houvesse a mudança no horário já que quando na locomoção para participar das sessões, se submetem a vários riscos.

 

CLIQUE AQUI e assista na íntegra a sessão da câmara de vereadores.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *