Araçagi, 63 anos de emancipação. Araçá
ARAÇÁ
Araçá, fruta que originou o nome Araçagi, é uma árvore pequena, tipo arbusto de até 8 metros. Existem diversos tipos de araçás: rasteiro, arbustivo, arbóreos e trepadores. A pidium grandifolium (araçá) tem copa rala e irregular, o tronco é liso e descamante. Os frutos são bagas globosas, é suculenta, aromática e adocicada.
Hemorragias, bem como as diarréias, podem ser tratadas com as folhas e cascas de araçá pêra e o araçá miúdo. As folhas do araçá de flor grande são utilizadas em banhos para aliviar as dores provocadas pela artrite e pelo reumatismo.
O óleo extraído de suas folhas é utilizado na medicina tradicional como antidiarreico e muitas vezes é também utilizado como antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias.
O araçá tem baixa susceptibilidade a doenças e pragas, com exceção à mosca da fruta. É um componente indispensável em sistemas agroflorestais, sejam eles destinados à recomposição de áreas degradadas ou para fins econômicos.
Abaixo uma dica de receita com araçá
Suco de Araçá
Ingredientes
2 litros de água filtrada
10 folhas de araçá
15 folhas de hortelã
suco de 4 limões
açúcar ou adoçante a gosto
Modo de fazer
Coloque no liquidificador todas as folhas, água, suco do limão e o açúcar ou adoçante, liquidifique bem, mas não por muito tempo, apenas 5min. Coe em peneira fina e adicione gelo, se precisar coe novamente num pano, para que não fiquem “farelinhos” principalmente para que as crianças tomem.
Sirva bem gelado!
Fonte:
www.heltonsaputa.vilabol.uol.com.br
Da redação