Araçagi e o fantasma da não reeleição
Localizada a 83 quilômetros da capital do Estado da Paraíba, Araçagi mantém uma tradição, pelo menos até agora, de aversão ao processo da reeleição. É que desde que esse processo foi implantado no Brasil, que a Terra dos Araçás, nunca reconduziu ao cargo do executivo municipal, o prefeito ou prefeita que estivesse concorrendo ao pleito.
O fantasma da não reeleição assombra os prefeitos e prefeitas que decidem enfrentá-lo. Ele é implacável, a palavra misericórdia não se encontra em seu dicionário, é muito sábio, suas palavras geram dúvidas. Apesar de números de pesquisas internas mostrarem a vitória, de uma hora para a outra o jogo vira e o danado do fantasma dá o cheque mate na mesa do xadrez político araçagiense. Com ele não tem oração que dê jeito, não tem água benta que o expulse, pelo menos até agora.
É a vez da Prefeita Josilda enfrentar o fantasma, ela presenciou os erros e acertos de gestões passadas, sabe como combatê-lo, porém, como já foi dito, ele é sabido demais, costuma dar rasteira nas melhores estratégias.
Entre quarta e quinta-feira (10 e 11 de maio), o Página PB realizou uma enquete em umas das suas redes sociais com a seguinte pergunta: “Na sua opinião, a Prefeita Josilda Macena será reeleita nas eleições 2024?” A enquete não tem valor científico, apenas quis mostrar o momento atual. Dos participantes, 80% acreditam na reeleição de Josilda e, apenas 20% não acreditam.
A prefeita vem forte para mais um pleito, já tem experiência, já foi governo em outras gestões, já perdeu e já ganhou, porém será a primeira vez que enfrentará de perto o tão temido fantasma da não reeleição araçagiense.
Será que Josilda Macena sabe quais ferramentas usar para lutar contra esse fantasma? Será Josilda mais uma de suas vítimas? Será que o fantasma será aniquilado? As respostas só 2024 sabe.