Araçagi na Academia Guarabirense de Letras e Artes
Na última quinta-feira (06), araçagienses tomaram posse na Academia Guarabirense de Letras e Artes, Casa Mariza Alverga. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Guarabira e contou com a presença do ex-governado Roberto Paulino, do Deputado Estadual Raniery Paulino, representante da Academia de Letras de Santa Catarina a jornalista Giovanni Meirelles, empresários, políticos e sociedade civil.
Lucas de Lima, é natural de Guarabira, mas mora em Araçagi, no Sítio Pitombas. Poeta, cordelista e estudante universitário na UEPB, ganhou o concurso de poesia realizado pela UEPB (Campus III) em homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro (2019). Foi classificado entre os 10 vencedores do concurso de cordel realizado pela UEPB (Campus I) em homenagem aos cem anos de Jackson do Pandeiro, no ano de 2019. Cordéis que já escreveu: “Nossa Senhora sentiu o pranto de Lampião”, “O Rei do Pandeiro e o Pandeiro do Rei” (publicado pela UEPB) e “A Paixão de um Professor, já na segunda edição. Lucas agora ocupa a cadeira de nº 28 na academia e tem como patrono o saudoso Professor Carlos Belarmino.
A ativista cultural e poetisa Silvinha França ocupa a cadeira de nº 18, que tem como patrono o saudoso Cleodon Coelho. Silvinha como é mais conhecida nasceu em Guarabira, mas reside em Araçagi. De biografia extensa e várias publicações, ficou conhecida com o cordel intitulado “A Princesa Encantada da Lagoa do Caju”. É também organizadora dos eventos Araçacultura e Cordel das Rosas.
Da Redação.