Brasil ganhou mais de um milhão de novos votantes na faixa etária de 15 a 18 anos
Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procura de jovens pelo título de eleitor para o pleito deste ano superou as eleições de 2018 e 2014. Entre janeiro e março de 2022, o país ganhou 1.144.481 novos votantes na faixa etária de 15 a 18 anos. Nas duas últimas eleições gerais, em 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos documentos, respectivamente.
Em 2022, o cadastro seguirá aberto até o dia 4 de maio, prazo máximo para o eleitor solicitar o título, transferir o domicílio eleitoral e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.
Vale lembrar que para a população de 16 e 17 anos o voto não é obrigatório. Na avaliação do cientista político e analista do TSE Diogo Cruvinel, um dos motivos que pode ter alavancado a busca deste público foi o incentivo de figuras públicas, como Anitta, Whindersson Nunes e Zeca Pagodinho.
“Vamos lá galera! Vocês ficam falando ‘Anitta, faz alguma coisa’, mas não dá pra salvar o país sozinha, não. Faz esse título de eleitor aí logo!”, publicou a cantora em suas redes sociais.
Além disso, a polarização do cenário eleitoral deste ano pode ser outro fator colaborando nesta procura. “Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, afirma Cruvinel.
Resultados negativos em uma década
Apesar do crescimento em relação às duas últimas eleições gerais, o número de adolescentes de 16 e 17 anos que solicitou o primeiro título de eleitor caiu 82% em uma década, segundo um levantamento da CNN com base em dados do TSE.
Em 2012, 2.603.094 pessoas dessa faixa etária solicitaram o documento. Neste ano, faltando menos de duas semanas para o fim do prazo, o número de novos eleitores é inferior em quase 1,5 milhão de pessoas.
A emissão do documento pode ser feita pela internet, no site do TSE. O interessado deve ir na aba “Eleitor e eleições”, clicar em “Autoatendimento do eleitor” e selecionar a opção “tire seu título”.
Da redação com CNN