Destaque 02

Confira os temas que incomodam cada candidato ao Governo da Paraíba

Passados mais de trinta dias do início da campanha eleitoral, alguns temas são recorrentes na disputa para o Governo do Estado na Paraíba. A construção de um hospital de Trauma no Sertão, melhorias no Porto de Cabedelo e a duplicação da BR 230 são tópicos há anos prometidos por praticamente todos os aspirantes ao Palácio da Redenção. Mas nunca saíram plenamente do papel.

Ao longo dos últimos debates e entrevistas, porém, alguns pontos mais específicos da eleição deste ano têm tomado conta dos embates.

O Blog elencou oito daqueles que mais incomodam as campanhas; dois para cada um dos quatro candidatos mais bem posicionados na pesquisa IPEC.

João Azevêdo (PSB)

No caso do governador e candidato à reeleição, João Azevêdo, nada tem arrepiado mais os cabelos dos aliados que as perguntas sobre a Operação Calvário. Mais especificamente sobre a parte da investigação que ainda tramita junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que tem o candidato como um dos citados.

Além disso há sempre questionamentos sobre a capacidade que o Governo teve de entregar obras. Um levantamento feito pelo G1 mostrou que 50,6% das promessas feitas em 2018 não foram cumpridas, em três anos e meio; e grandes obras como o Centro de Convenções de Campina e a Adutora Transparaíba não foram concluídas.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Candidato pelo PSDB ao Governo do Estado, o deputado Pedro Cunha Lima tem sido ‘obrigado’ a responder com frequência questionamentos sobre o tradicionalismo de sua família na política paraibana. Pedro é neto e filho de ex-governadores e, vez por outra, têm o discurso de mudanças colocado à prova pelos adversários.

Um outro tema que também volta e meia mexe com os ânimos de Cunha Lima é o alinhamento dele em votações no Congresso com o Governo Bolsonaro. Pedro tem tentado se distanciar do bolsonarismo, apoiando candidatos da ‘terceira via’, mas a manutenção do cunhado no Governo Federal e posicionamentos no Congresso ameaçam essa estratégia.

Nilvan Ferreira (PL)

Entre os principais candidatos que disputam o Governo do Estado este ano o comunicador Nilvan Ferreira tem se mostrado o mais ácido nas críticas feitas aos concorrentes. Mas há questões que deixam o candidato na defensiva. Uma delas é o processo em que Nilvan é alvo junto à 2ª Vara Criminal de João Pessoa. Os concorrentes repetem que Nilvan foi acusado de falsificação.

Além disso, o candidato do PL tem sido associado à falta de experiência administrativa. Nilvan passou a maior parte da vida por trás das câmeras e microfones, distante de gestões públicas.

Veneziano Vital (MDB)

Já a candidatura do senador Veneziano Vital tem sido levada a explicar, vez por outra, o posicionamento do emedebista no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Na época o candidato estava na Câmara Federal. Carregando a bandeira de ‘candidato de Lula’ na Paraíba, o emedebista tem se esforçado para justificar a posição de outrora.

Uma outra pedra no sapato de Veneziano são os últimos dias de sua gestão na prefeitura de Campina Grande. Adversários dele ainda hoje associam a imagem do ex-prefeito ao lixo deixado na cidade, nos últimos dias de 2012.

 

Da redação com Jornal da Paraíba

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *