Familia realiza rifa para custear medicamento de criança Araçagiense
Mais um dia de luta – é assim que Joselia Roseno Santana, residente do distrito de Santa Lúcia, vem enfrentando seus dias, na busca do bem estar da pequena Lara de apenas 3 anos, que está passando por problemas neurológicos, limitando e incapacitando seu desenvolvimento. Através das redes sociais, uma verdadeira corrente de busca e engajamento, para angariar fundos e tentar dar a pequena Lara, um tratamento eficaz e menos doloroso. Confira a entrevista na integra;
Conhecendo Lara Vitória
Lara, de apenas três anos, passa por dificuldades desde o seu nascimento, onde segundo a mãe, passou da hora de nascer, pois não tinha passagem suficiente para um parto normal, e prontamente recusada pelos médicos. A princípio, Joselia não sabia que Lara tinha ficado com sequelas, até que, aos nove meses de idade, começou a agravar o seu caso, devido ao precário acompanhamento clínico, e, conforme foi agravando a medicação foi aumentando, prejudicando a renda familiar.
De acordo com os médicos, Lara desenvolveu uma paralisia, evoluindo para a Síndrome de West, juntamente com uma Epilepsia refratarial, resultando em uma média de 11 a 13 convulsões por dia, fora as crises noturnas que tiram o sono dela e de seus pais. Joselia relata que as visitas são mais frequentes ao hospital para tomar os coquetéis que amenizam o sofrimento.
Lara vêm sendo acompanhada por inúmeros neurologistas, onde muitos recomendam o uso de um medicamento à base de canabidiol, extraído diretamente da planta Cannabis (popularmente conhecida como maconha), que há relatos de mães que afirmam a eficácia do medicamento, apresentando significativa melhora. Porém, a medicação atualmente custa em torno de R$1.500,00, o que está fora da realidade da família. Então, mesmo com o coração partido e já sem forças para mais alternativas, veio as redes sociais fazer uma campanha de apelo a população, na esperança de comprar o medicamento o mais rápido possível.
Não aguento mais ver ela sofrer, a Larinha sente muita dor, chora o tempo todo por causa das crises que ela têm e está sendo muito difícil acompanhar tudo. Em suas crises, ela fica rígida em tudo, pernas e braços, causando dor, pois além das medicações, minha filha precisa de fisioterapia todos os dias da semana, correndo o risco de ficar atrofiada, e isso me dói, ver tudo isso e não poder ajudar a minha filha, é horrível você como mãe, saber que seu filho precisa de você e você não poder ajudar, dói muito. Conta Joselia.
Vendo a triste situação de seus pais, amigos e familiares resolveram fazer uma rifa e uma campanha nas redes sociais, onde nesta rifa, será sorteado o valor de 200, custando o valor de 15 reais cada rifa. O valor apurado será revertido para a compra do medicamento, fraldas e suporte para a pequena Lara.
Confira os vídeos;
Da Redação com Portal Araçagi