Governo da Argentina demite 15 mil servidores
Da redação com ICL Notícias – Araçagi, 04/04/2024
O governo da Argentina, comandado por Javier Milei, encheu edifícios públicos nesta quarta-feira (3) com centenas de policiais para impedir o ingresso de trabalhadores após ter anunciado, em pleno feriado, a demissão de milhares de servidores. A decisão impacta em diversos setores e é alvo de protestos.
Segundo informações do portal Página 12, não houve comunicação oficial prévia e os funcionários dispensados só souberam da demissão ao chegarem em seus postos de trabalho depois do feriado prolongado. Além da semana santa, em 2 de abril o país tem o feriado do Dia das Ilhas Malvinas.
O porta-voz do governo, Manuel Adorni, confirmou que 15 mil pessoas foram demitidas e disse que a medida faz parte do “esforço” de Milei em cortar gastos. Segundo ele, foi demitido o “pessoal desnecessário”. O presidente anunciou no final de março que quer cortar 70 mil servidores.
Entre os órgãos afetados estão o Serviço Meteorológico Nacional, o Conselho Nacional de Investigações Científicas (Conicet), além de postos ligados às pastas de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social, Trabalho e Direitos Humanos, Educação e Esporte.