Destaque

Guarabira celebra sua padroeira, Nossa Senhora da Luz

O dia 02 de Fevereiro é quando a Igreja Católica celebra após passados 40 dias do Natal, a festa da apresentação do Senhor. De acordo com a Santa Liturgia, em conformidade com a Lei de Moisés, quarenta dias após o nascimento de Jesus, “Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor” (Lc 2,22). Essa festa da Apresentação teve origem no oriente e era celebrada no dia 15 de fevereiro, quarenta dias após o nascimento de Jesus, celebrado em 6 de janeiro.

No séc. VI, a Festa se estendeu ao ocidente e passou a ser celebrada no dia 2 de fevereiro, quarenta dias após o Natal, celebrado no ocidente em 25 de dezembro. Inicialmente, em Roma, a Apresentação foi unida a uma festa de caráter mais penitencial. No século X, na Gália, essa festa foi organizada com uma solene bêncão das velas e procissão, que ficou conhecida popularmente como a “candelária”. A Apresentação do Senhor encerra as celebrações natalinas e, com a oferta da Virgem Mãe e a profecia de Simeão (Lc 2,33-35), abre o caminho rumo à Páscoa.

Dessa forma, em Guarabira, interior da Paraíba, celebra-se o dia da sua Padroeira, Nossa Senhora da Luz, com uma grande e tradicional procissão, seguida da celebração da Santa Missa. Fieis de cidades de toda região se deslocam até a Rainha do Brejo para celebrar a padroeira que também é de toda diocese, formada por mais de 30 cidades.

A Festa de Nossa Senhora da Luz teve início no último dia 23 de Janeiro. Durante 9 dias, fies, religiosos e religiosas, lotavam a Catedral da Luz para participar das novenas que aconteciam em dois momentos, tanto a tarde quanto a noite. A programação ainda contou com sacerdotes tanto da diocese, como de outras partes do país, como o Bispo Dom Fernando Saburido do Recife-PE, que celebrou a Missa Solene na manhã dessa quinta-feira (02) na Catedral.

A programação encerra-se às 16 horas, com a procissão que percorrerá diversas ruas da cidade e logo após, haverá no Largo da Catedral, a Santa Missa que será presidida pelo Bispo Dom Aldemiro.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *