Moradores da Agrovila Tainha questionam mudança de nome de futura praça da comunidade; entenda
Moradores da Agrovila Tainha, zona rural de Araçagi no brejo paraibano, procuraram a redação do Página PB na manhã dessa quinta-feira (24), para questionar a mudança de nome da praça que será construída naquela comunidade.
Os moradores relataram-nos que a Câmara de Vereadores aprovou no último dia 17 de Novembro, projeto de lei de nº 027/2022 de autoria da vereadora Paula de Casquinha (PSDB), denominando a futura praça com o nome de Manoel Cipriano dos Santos. O fato é que, segundo os relatos de alguns moradores, desde a implantação da agrovila no ano de 2002, o espaço onde será construída essa praça já havia sido denominado, inclusive, através de projeto apresentado também na câmara com a autoria do vereador da época, Dé Neguinho, de José Guilherme da Silva.
Ainda conforme os moradores, o senhor José Guilherme foi um dos principais fundadores da comunidade da Tainha, sendo ele, um dos proprietários das terras onde a comunidade era localizada antes de se tornar agrovila.
“Achamos um desrespeito à nossa história essa mudança repentina, sem a mínima consulta aos moradores e a quem de fato conhece a história da nossa comunidade”, disse a moradora Adriana, esposa de João Guilherme, neto do senhor José Guilherme.
Adriana ainda diz não ser contra ao nome do senhor Manoel Cipriano, porém, que a câmara denomine outros locais com este nome, respeitando o que foi decidido há mais de duas décadas: “A câmara pode denominar outro local com este nome, seja uma rua ou outra praça que queiram construir, mas, este espaço onde será construída a praça da comunidade já havia sido denominado e queremos que isso seja respeitado”, disse.
O Página PB se compromete em se aprofundar nessa questão, buscando informações mais detalhadas com os moradores da Agrovila Tainha para esclarecer esse fato.
CLIQUE AQUI e confira na íntegra o projeto de autoria da vereadora Paula de Casquinha.