Na Paraíba, 14 prefeitos (as) foram denunciados (as) nos últimos doze meses
Um relatório divulgado ontem pelo Ministério Público da Paraíba retrata uma realidade que precisa servir para reflexão dos paraibanos, sobre o nível de representantes que temos escolhido no Estado. Nos últimos doze meses, 14 prefeitos foram denunciados à Justiça no Estado.
Considerando que o ano possui 365 dias, a média é de um gestor denunciado a cada 26 dias.
As práticas são as mais variadas. Desde de falta de políticas públicas para acabar com lixões a céu aberto, até desvios de recursos públicos, contratação de servidores fantasmas e irregularidades em licitações.
“Na maioria das vezes os gestores são denunciados sem o afastamento dos cargos. Mas há situações mais graves, em que os chefes de executivo são afastados pela Justiça”.
Em Camalaú, por exemplo, o prefeito Alecsando Bezerra (PSDB) continua sem assumir a cadeira por ser alvo de denúncias de irregularidades na locação de veículos e na contratação de bandas de forró. Ele foi reeleito, em 2020.
Como disse no início, os números precisam servir para reflexão. Em um momento de disputas eleitorais no Estado, cabe ao eleitor a responsabilidade de analisar e escolher candidatos que não reproduzam essa mesma ‘fotografia’ produzida em algumas prefeituras do Estado.
Da redação com Jornal da Paraíba