Alan SantosColunistas 01

Por Alan Santos: Em 2024 Araçagi vai pegar fogo

 

A cidade de Araçagi, como toda cidade interiorana, respira política, contudo, a meu ver, a terra dos araçás tem o “Q” a mais e, o ano de 2024, promete entrar para a história política local como uma, ou na verdade, a maior disputa política das últimas décadas. É que de um lado tem Josilda Macena atual prefeita e detentora de mais de 5 mil votos, enquanto que do outro tem Murílio Nunes, ex-prefeito e, também com mais de 5 mil votos. Duas grandes forças políticas, com pontos positivos e negativos em suas administrações.

Como todo gestor que busca a reeleição, o cenário é de incertezas. Por mais bem avaliado que se encontre o seu governo, por mais que enquetes das plataformas digitais indiquem vantagem, por mais isso ou aquilo, a incerteza reina, principalmente em Araçagi, pois em seu histórico político ninguém conseguiu a tão sonhada reeleição.

Como eu já disse em outro texto desta coluna, a Prefeita Josilda Macena enfrentará um fantasma, este carinha já derrubou cinco administrações que o tentaram enfrentar. Será Josilda a sexta? Ou ela entrará para história política araçagiense com a primeira reeleição?  A prefeita, a priori, parece estar bem, contudo há falhas, muitas falhas, estas escorregadas na curva poderá levar Josilda a bater na porta da reeleição e não abri-la. Seu grupo político é experiente, aglutinou lideranças e apoiadores do ex-prefeito Didi e também da ex-prefeita Licar, já foi gestão nessas administrações. Foi eleita prefeita em 2020 com com 5.577 votos, resta saber se esse capital político permanecerá ou não.

Já Murílio Nunes quase quebrou o tabu, quase. Até agora, dos gestores candidatos a reeleição, foi o que mais se aproximou dela. Realizou uma gestão de superação, buscou sanar as inúmeras dificuldades financeiras do município; através da parceria com o Governo do Estado trouxe diversos benefícios para a população. Tomou algumas ações impopulares e, mesmo assim, seu grupo conseguiu arrebanhar 5.231 votos em 2020. O grupo no entono de Murílio também é fruto de aglutinações do grupo do ex-prefeito Didi e da ex-prefeita Licar Monteiro e, desde 2020, o grupo do ex-prefeito Onildinho vem somando forças. Será Murílio, depois do ex-prefeito Didi, conseguir o segundo mandato?

Duas grandes forças, duas grandes lideranças, muitos votos em jogo, porém quem vencerá?

 

 

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *