ColunistasDestaque

Por Álef Mendes: Araçagi e a histórica falta de pautas políticas para se gerar emprego e renda

Araçagi é uma cidade paraibana que se localiza na grande região de Guarabira. O sua composição populacional é de mais ou menos 17.000 habitantes. É evidente que apesar de ser pequena em ruas que compõem a cidade e muito grande em terras as quais integram o município, esta cidade ainda se encontra em defasagem na geração de emprego e renda.

Por isso, muitos jovens araçagienses saem desta localidade para outras cidades e estados em busca de trabalho para sobreviver e assim deixam os seus familiares que por vezes chorosos com a partida de seu ente querido ficam a lembrar, cotidianamente, pois a as perspectivas de vida ou de emprego e renda não são pautas políticas.

Inegavelmente, este é uma fato que não se limita a uma gestão, mas que na história da administração do Executivo municipal de Araçagi esta questão de geração de emprego e renda, ou não foi/é discutida ou fica na não visibilidade, seja por estratégias políticas de manutenção de poder político, por despreparo ou falta de interesse de ascensão social de uma massa pobre desta cidade abordada.

A manutenção desta realidade nesta cidade também pode ser uma estratégia de vínculos politiqueiros, os quais mantém uma lógica na qual os mais pobres como mais necessitados financeiramente e mais vulneráveis sofrem ainda mais e assim a promessa de emprego na máquina pública, ou seja, os ditos cargos comissionados podem ser oferecidos em troca de favores eleitoreiros, esta pode ser uma triste realidade que alimenta a mesa de alguns e deixa maior parte da população em vulnerabilidades financeiras e empregatícias. E isto não se limita a esta localidade, mas é um vinculo estabelecido na política nacional.

É evidente que obras sociais e de infraestrutura são necessárias, porém a ideia central de um administração pública tem que se direcionar ao desenvolvimento de muito mais empregos e renda; em convênios entre o público e o privado; em capacitação dos populares, principalmente, os jovens.

É evidente que convênios entre o público e o privado para se gerar empregos na cidade e para oportunizar salários para diversas famílias, não somente coopera para as deixar mais felizes, como também para ampliar e fortalecer todas as áreas do comércio local. Está no momento de se pensar e executar esta ideia em favorecimento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) araçagiense.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *