Por Jefferson Procópio – 63 vezes, “Deus te salve, Araçagi!”
Aqui estamos nós, na “Terra dos Araçás”, onde suposta e misteriosamente viveu a tribo “Gi” (Araça + Gi), dando nome a nossa cidade nestes 63 anos de emancipação política. Contudo, não estou aqui para contar a história de sua nomenclatura, e sim, da nossa terra da cavalgada, de grandes progressos, abençoada por Jesus. No meio deste artigo, farei várias referências ao nosso hino, devido a colocação perfeita do senhor João Galdino da Silva, criador da música e letra.
Somos uma terra boa e hospitaleira, não há pontos gritantes de negativismo e nosso povo é alegre e caloroso. Como toda bela cidade de interior, temos pessoas que buscam seu futuro em outras cidades, como também, pessoas que nos fazem ficar pelo clima nostálgico da cultura que crescemos.
Uma cidade acalorada pela política enraizada em gerações anteriores, que vai atraindo sempre novos adeptos. E como sempre disse meu avô; “Araçagi respira eleições”. Mas, não é só isso que respiramos… Respiramos a tradição dos esportes, desde o dominó até os campeonatos amadores das regiões norte a sul, respiramos o contato direto, desde as discussões mais acaloradas até as “fofoquinhas” inofensivas. Mas acima de tudo, respiramos amor à nossa terra.
Terra de Amor e Luz – Abençoada por Jesus
Nossa terra é de amor e luz, afinal, temos muitos talentos iluminados, que levam nosso nome aos quatro cantos do estado, e de muito amor pelo que fazem, conseguindo facilmente ganhar destaque onde quer que passem. Somos uma cidade de religiões variadas, de culturas variadas, mas que se respeitam, independentemente de sua ideologia com base na fé.
Araçagi possui belezas raras, desde cachoeiras misteriosas, sítios arqueológicos, rios, açudes com histórias estranhas, tudo em uma extensão imensa de 229.722 km². Nossa cidade é diversificada, o que facilita a cultura da agropecuária e da agricultura, fazendo assim, ser a principal fonte de renda na boa parte dos habitantes de Araçagi, e um dos principais produtores de abacaxi da região.
Entre esses e outros fatos, chegamos aos 63 anos de emancipação política, assistindo a terra de grandes progressos, em um flerte com o crescimento em toda a sua totalidade (zona urbana e rural), algo que ainda vivemos, o que é da cultura de nossos antepassados, mas deixamos nosso amor tomar todo nosso sentimento, mantendo as tradições, buscando sempre o melhor para a nova geração que pede passagem, porém, com a nostalgia que Araçagi nos oferece.
Parabéns minha terra! 63 vezes, Deus te salve Araçagi!
Hino da cidade de Araçagi
Música e Letra: João Galdino da Silva
Salve, salve Araçagi
Linda, terra dos araçás
Onde, viveu a tribo Gi
De onde nasceu o teu nome oficial
Salve, salve Araçagi
Terra boa hospitaleira
Salve, salve Araçagi
Linda cidade brasileira
Deus te salve Araçagi
Terra de amor e luz
Terra de grandes progressos
Abençoada por Jesus (bis)
Linda Araçagi
Tua beleza é rara
Tu vives de agricultura
E da Agropecuária
Deus te salve Araçagi
Terra de amor e luz
Terra de grandes processos
Abençoada por Jesus (bis)
Da Redação / PaginaPB