ColunistasJefferson Procópio

Por Jefferson Procópio – Força e apoio: eles poderão resolver as eleições de Araçagi

Eleições chegando, e com isso aquele velho burburinho vem com tudo para balançar o cenário Araçagiense, algo que sempre é visto como prévias políticas, mas que para o colunista que vos fala, nada mais justo do que ser chamado de dança das cadeiras. Entra ano, sai ano, todo o cenário que nos apresenta, se desenha no último ano de mandato do governo, mas, excepcionalmente em Araçagi, tudo está sendo acertado no ano eleitoral.

Após a desistência de Murilio Nunes, seu grupo teve de recalcular a rota e lançou a candidata que, ao meu ver, existe força para um cenário de embate ferrenho com a atual gestão da prefeita Josilda Macena. Entretanto, como ocorreu na última eleição, alguns nomes poderão ser a diferença, os famosos “votos de desempate” que surgem como parâmetro para algo que tem potencial para em caso de acirramento, estas adesões podem causar derrotas ou viradas de jogo.

São eles, poucos, mas ao mesmo tempo, decisivos!

São ex-candidatos, lideranças e até componentes de grupos, que podem até saber sua força, mas não imaginam que são verdadeiros soldados no quesito trazer voto. Sabemos que neste embate feminino, podem aparecer votos de terceira via ou de protesto, ou até trazer um efeito borboleta na reta final. São eles:

Dr. Jorge – Sem dúvidas será o pêndulo desta eleição. Sabe que tem votos, e seu grupo ainda o mantém sólido, fazendo com que tenha força o suficiente para ser a terceira via ou barganhar sua adesão.

Graça Irineu – A mais operante, de longe a melhor secretária da gestão atual, possuindo admiração de todos os munícipes de Araçagi, sejam eles da situação ou da oposição. Ao meu ver, pode trazer votos para a atual prefeita, ou até encabeçar uma eleição (seja atual ou futuramente).

Murilio Nunes – Seria o real adversário da atual prefeita, mas por motivo de força maior, teve que lançar Carminha, mas promete ser o braço de ferro da atual candidata.

Netinho Pessoa – Fiel soldado da oposição, conhece todo o sistema, trabalhou na linha de frente e ainda segue como o termômetro das eleições, sabe como incendiar ou frear um momento. Como partidário, manteve alianças e ainda segue fazendo politicagem.

Val Leite – Esposo da prefeita, mas acredite, faz parte da gestão na linha de frente, é o famoso “abre vielas”, sabe conversar e convencer, e acima de tudo, sabe ser político. Resolveu a última eleição e poderá ser mais uma vez decisivo.

Conselheiros tutelares (polêmica) – praticamente fizeram chover na última eleição, e por mais que no código de ética tutelar não possam fazer politicagem, irão usar seu status recente para trazer votos.

Araçagi sempre foi guiada por política, porém, mais uma vez promete entregar uma das eleições mais acirradas, não apenas pela polarização que sempre existiu, mas pela força que seus grupos políticos atingiram. A briga ganhou força e, atualmente, esferas maiores aproveitaram o momento para incendiar mais.

Nesta reta final, os candidatos agora sabem que qualquer erro pode custar votos, mas sabem que poderão contar com esses puxadores de votos, que por mais que não possuam força majoritária, trabalharão incansavelmente para conseguir levar o triunfo para seu grupo escolhido.

Escritos de Jefferson Procopio – Graduado em Direito, com extensão em Ciência Política e Administração Pública.

 

Da Redação / Página PB

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *