AraçagiDestaque

Prefeita Josilda Macena não adere ao Programa de Transporte Escolar Paraíba para o ano de 2023

Foto: reprodução

Da redação – Araçagi, 01/04/2023

O município de Araçagi, localizado à 83 quilômetros da capital do Estado, não aderiu ao Programa de Transporte Escolar Paraíba para este ano de 2023, conforme ofício expedido do gabinete da Prefeita Josilda Macena (PSDB) ao Secretário de Estado da Educação, o senhor Antônio Roberto de Araújo Souza. Sem a adesão ao programa, o município fica desobrigado a realizar o transporte dos alunos da rede estadual.

O Diário Oficial do Estado da Paraíba, na data de 21 de março de 2019, trouxe o Decreto nº 39.052 que dispõe sobre a criação do Programa de Transporte Escolar – PTE-PB, direcionado a alunos da rede estadual de ensino residentes na zona rural, a adesão se deu a cada ano com data limite à 31 de janeiro.

Acontece que o município de Araçagi, através da Prefeita Josilda Macena, decidiu não aderir ao programa para este ano de 2023, deixando os alunos da rede estadual residentes na zona rural, sem o transporte escolar gratuito. Em ofício, o município alegou incompatibilidade de horários de funcionamento das escolas da rede municipal e da rede estadual de ensino, tendo em vista que uma delas funciona em tempo integral. O documento cita também que os valores a serem transferidos pelo Estado são insuficientes pela demanda, porém o Decreto nº  39.052/2019 não cita valores. A rede municipal de ensino não conta com nenhuma escola em tempo integral.

Até o fechamento desta matéria não se sabe como se dará o transporte desses alunos.

Redes sociais

Já as redes sociais ferveram sobre o assunto, como também, sobre a possibilidade da retirada da extensão do ensino médio do Distrito de Canafístula e do Assentamento Maria Preta, as duas extensões escolares estão ligadas à Escola Estadual Rodrigues de Carvalho.

Os partidários da Prefeita Josilda alegam em áudios que a culpa da suposta retirada da extensão de ensino e do transporte dos alunos se deu por culpa do governo do estado, em contra ponto o ex-prefeito Murílio Nunes e líder da oposição, também usou as redes sociais e publicou um áudio desmentido tal fato.

O Página PB está aberto para qualquer das partes queiram se manifestar.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *