DestaqueParaíba

Servidores estaduais realizaram manifestação por aumento salarial e por cumprimento da data-base

Atualização cadastral para todos os servidores tem prazo estendido até 31  de julho — Governo da Paraíba
Foto: reprodução

Da redação com Jornal da Paraíba – Araçagi, 05/07/2023

O Fórum dos Servidores Estaduais e todos os sindicatos que integram a entidade participam nesta quarta-feira (05), de manhã, de uma mobilização na Praça João Pessoa, região central da capital.

Eles cobram que o governo do estado cumpra a lei que trata da data-base dos servidores, que é janeiro. Os servidores pedem um reajuste salarial de 16%.

De acordo como Fórum e sindicatos, desde o começo do ano os servidores estaduais tentam diálogo com o governador João Azevêdo.

Em fevereiro, representantes dos servidores estiveram no Palácio da Redenção e entregaram uma carta com as reivindicações das categorias ao governo. Dias depois, sem nenhuma resposta, nem sinalização de diálogo, os servidores ocuparam a Praça João Pessoa.

O Fórum afirmou ainda que, em abril, foram recebidos pelos deputados durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde puderam relatar os problemas de cada categoria.

Em maio, representantes do Fórum dos Servidores Estaduais foram recebidos pelo secretário de administração, Tibério Limeira. As entidades apresentaram as propostas. Uma nova reunião foi marcada, onde seria apresentada uma contraproposta, mas esse encontro acabou sendo adiado pela Secretaria. Apesar das tentativas, nenhum avanço de diálogo.

A data-base é um instrumento legal de reposição salarial previsto na Constituição Federal para evitar a defasagem salarial.

Sindicato dos Médicos 

O Sindicato dos Médicos da PB (Simed-PB) vai levar a questão do valor pago de insalubridade pelo estado aos médicos e demais profissionais de saúde, 40 reais por mês desde 2003 e a necessidade de reajuste. O sindicato falou ainda da necessidade da revisão do PCCRs dos médicos.

Para o Simed-PB e todas as entidades que integram o Fórum, o não cumprimento da lei impacta negativamente no desempenho dos servidores.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *