Vereadores de Araçagi se reunirão apenas uma vez por semana; entenda
Na manhã dessa quarta (17), a população araçagiense acordou pasma com a notícia que veio da casa legislativa João Pessoa de Brito. É que os vereadores resolveram alterar o Regimento Interno e transferir as sessões ordinárias para apenas uma vez por semana, conforme o Projeto de Resolução nº 002/2022/LEG, de 16 de agosto do corrente ano.
O projeto altera o Artigo 130 do RI, onde as sessões ordinárias aconteciam sempre as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Com a mudança, as discussões na ‘Casa do Povo’ devem acontecer apenas às quintas-feiras, a partir da 08h, com duração de 04 horas cada uma.
Conforme informações, não houve prejuízo na carga horária de trabalho dos parlamentares, visto que, quando eram realizadas as terças e quintas, cada sessão tinha duração de 02 horas.
O problema disso tudo é que, mesmo com a redação anterior, muitos parlamentares se atrasavam, gerando falta de quórum, e, quando havia quórum suficiente, as sessões começavam quase às 21h, transformando em dificuldade a volta para casa dos vereadores representantes da região sul do município.
Não se sabe o motivo, mas grandes temas deixam de ser abordados pela Casa João Pessoa de Brito, como por exemplo, uma mudança no tempo do recesso parlamentar que é de quase 3 meses, segurança pública, saneamento básico e a provável queda no número de habitantes de Araçagi no senso de 2022. Essa queda poderá gerar graves perdas nas receitas do município.
A câmara de Araçagi é formada por 11 vereadores com salários de R$ 5.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) bruto, já o vereador presidente recebe R$ 11.000,00 (onze mil reais).
Da redação