Por Alan Santos: Por que não voltar com as aulas presenciais?
A resposta para essa pergunta eu também gostaria de ter, uma vez que lá atrás, se cobraram a vacinação dos profissionais da educação e isso aconteceu, se cobraram protocolos para uma possível volta e isso também aconteceu. Hoje a vacinação já está bem avançada, professores vacinados, adolescentes e jovens vacinados, pelo menos com a primeira dose, mas cadê as aulas presenciais?
Segundo a Folha de São Paulo, em setembro deste ano, o Brasil vacinou, ao menos com uma dose, mais de 70% de jovens entre 18 a 24 anos, ou seja, o país já vacina mais jovens que Estados Unidos e Inglaterra, ainda segundo a Folha de São Paulo, mas cadê as aulas presenciais seu doutor? Ninguém sabe, ninguém viu.
Para quem isso é vantajoso? Para alguém provavelmente, só não para os alunos da rede pública. Se havia uma distância da educação privada para a pública, com a pandemia da covid-19 ficou pior, um enorme abismo se abriu.
É louvável os esforços dos governos em fornecer educação à distância e todos os artifícios propostos para manter o aluno estudando na pandemia, porém o que não dá pra entender é a demora em voltar com as aulas presenciais, pois nada substitui a presença do professor, nada substitui o questionamento e a resposta em tempo real, nada substitui uma aula presencial.
Tudo volta menos as aulas presenciais, as festas com aglomeração e sem uso de máscaras já estão acontecendo, os bares estão cheios, até o carnaval já estão planejando, já as aulas ninguém nem fala, aliás, já estamos perto das férias não é?
É fato que os profissionais da educação, lá atrás cobraram a vacinação e esta aconteceu. Tenho um enorme apresso pelos nobres profissionais, mas cadê a contrapartida? Cadê a cobrança dos mesmos pela volta das aulas presenciais dos alunos da rede pública?
Alguns municípios, mesmo de forma tímida, já iniciaram a retomada, em outros apenas promessas, mas de concreto o que há é uma tremenda falta de respeito com a educação e com os alunos. Educação não se faz apenas com professores bem remunerados, vai mais além.
Vamos aguardar a cena dos próximos capítulos dessa novela com o mesmo questionamento: cadê as aulas presenciais seu doutor?